quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O uso dos porquês

Queria entender o porquê dos erros
O porquê das ausências dos acertos.

O porquê que o certo tanto tarda a chegar
O porquê do desespero e da ansiedade
O motivo de se sentir confortável diante a dúvida.

Por que?

Porque alvez a culpa seja minha.
Seja sua.
Ou seja nossa.

Meu deus, só me responda, por quê?

4 comentários:

  1. Oi, Sofia, boa noite!!
    Gostei muito do poema, especialmente da complexidade abordada tão sensivelmente em tão poucas linhas. Há muitos porquês na existência para os quais toda resposta necessitará iniciar-se por "talvez". E isso se dá (eis um porquê) por sermos tão frágeis e sensíveis e tão cercados de realidades, fatos e circunstâncias sólidos como rochas. Queríamos que as coisas fossem assim, mas as coisas são o que são. Precisávamos tanto que as pessoas entendessem, mas elas não entendem. Gostaríamos tanto de não ter errado, mas erramos e o erro se mostrou irreversível... Há tantos erros reversíveis - mas justamente o nosso não foi! Será a culpa minha, sua, nossa, vossa, deles?! Dará Deus uma resposta? Explicará as interrogações para nossa fragilidade?! Talvez...
    Mas, enquanto isso, talvez devêssemos aprender o grande enigma dos felizes, dos descansados, dos serenos. Suas enigmáticas leis são: não pergunte por que aconteceu - pergunte-se como agir então; não atribua porque ao que aconteceu por acontecer - pergunte-se que lição ficou; não pergunte se há culpa de alguém - pergunte-se se você pode fazer a sua parte para que a vida prossiga. Porque a vida prossegue. Eis o maior, melhor e mais doce de todos os porquês!
    Um beijo carinhoso
    Doces sonhos
    Lello

    ResponderExcluir
  2. Olá Sofia,

    Curti bastante seu blog, estou seguindo.


    Aproveito e te convido para o concurso de fotografia do meu blog:


    http://enredodeideias.blogspot.com.br/2012/11/concurso-de-fim-de-ano-enredo-de-ideias.html



    Beeijos

    ResponderExcluir
  3. Talvez os motivos sejam imprecisos. Não necessitem de justificativa. Motivação, já é outra coisa. É por ela que precisamos passar para obter respostas.
    Abraços.

    ResponderExcluir